logo RCN

Joinville amplia atendimento a pacientes com Dengue

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Três unidades funcionarão 24 horas por dia para observação e hidratação de casos confirmados, reduzindo demanda nas UPAs e oferecendo suporte às UBSFs

A partir da próxima segunda-feira (15), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville dará um passo importante no combate à dengue com a abertura de três Enfermarias Especializadas na cidade. Essas unidades, localizadas nas UBSFs Glória, João Costa e Aventureiro III, funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, para oferecer suporte aos pacientes com casos confirmados da doença.

As Enfermarias Especializadas têm como objetivo principal a observação e hidratação de pacientes diagnosticados com dengue, aliviando a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Essa medida visa proporcionar um atendimento mais eficiente e especializado, garantindo uma resposta adequada à crescente incidência de casos de dengue na cidade.

É importante ressaltar que as Enfermarias Especializadas serão destinadas aos pacientes referenciados, ou seja, aqueles que já receberam diagnóstico nas UPAs ou nos Postos de Saúde. Para garantir a chegada dos pacientes às unidades, a Secretaria da Saúde providenciará transporte quando necessário, contando também com uma Unidade de Suporte Avançado, semelhante a uma UTI móvel, por meio de convênio junto aos Bombeiros Voluntários.

Apesar da abertura das Enfermarias Especializadas, a orientação para a população com suspeita de dengue permanece a mesma: buscar atendimento no Posto de Saúde mais próximo da residência. Joinville conta com mais de 50 unidades distribuídas por todas as regiões da cidade, equipadas com equipes qualificadas e treinadas para oferecer o melhor cuidado aos pacientes.


Recorde de atendimentos

Em janeiro de 2024, 5,1 mil atendimentos para casos suspeitos de dengue foram realizados. Em fevereiro, este número subiu para 17,5 mil. Em março, chegou a 33,5 mil. Somente na primeira semana de abril, 10,9 mil atendimentos em pacientes com casos suspeitos de dengue foram realizados em Joinville. Do total, aproximadamente 84% foram em unidades da Rede Pública, enquanto 16% foram na Rede Privada.

Nova Sala de Medicação na UPA Sul

A Unidade de Pronto-Atendimento da Zona Sul está em obras de adequação de um espaço existente para a implantação de uma nova Sala de Medicação, com capacidade para 25 pacientes. A estrutura vai ajudar a comportar de maneira adequada os pacientes que necessitam receber medicação ou hidratação.

Ampliação de leitos

Na semana do dia 31 de março, 384 pacientes estiveram internados em Joinville com diagnóstico de dengue. Todos os hospitais da cidade fizeram o remanejamento de leitos para ampliar a capacidade de atendimento. O Hospital Municipal São José, por exemplo, chegou a ter cerca de 100 pacientes de dengue internados na unidade ao mesmo tempo. Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou a implantação de mais 50 leitos de observação por meio de um convênio junto a uma entidade privada. Todos foram ativados e já estão sendo utilizados.

Monitora Dengue

O Monitora Dengue é um serviço de telemedicina implantado em Joinville que acompanha os pacientes com dengue por sete dias. Diariamente, a equipe entra em contato com o paciente para o acompanhamento da situação clínica e, caso necessário, encaminha para uma unidade de atendimento. Desde janeiro, mais de 9 mil pacientes foram acompanhados pela equipe do Monitora Dengue. Atualmente, cerca de 1 mil pacientes estão sendo monitorados.

Protocolo de Atendimento

Com o objetivo de padronizar e otimizar o manejo clínico por meio de um Protocolo de Atendimento unificado para toda a Rede de Saúde de Joinville, foi publicada em 21 de março a Portaria 93/2024, que fortaleceu os mecanismos de acompanhamento e controle do fluxo de hidratação para os pacientes com dengue, considerando o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Combate ao mosquito

A Vigilância Ambiental segue realizando visitas domiciliares para combater os focos do mosquito Aedes aegypti diariamente. Além disso, foram realizados mutirões nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Boa Vista, Iririú, Morro do Meio e Paranaguamirim. Nestas ações, foram realizadas 3,9 mil visitas e eliminadas mais de 30 toneladas de entulhos. A equipe foi ampliada e atualmente conta com 134 agentes de combate a endemias.

Vacinação

Desde o dia 24 de fevereiro, Joinville está aplicando a vacina contra a dengue na população com idade entre 10 e 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A cidade recebeu 15,7 mil doses de vacina, das quais 11 mil foram aplicadas. Considerando toda a população apta para receber a vacina, a cobertura está em 28,6%. O imunizante segue sendo oferecido nas Salas de Vacinação dos Postos de Saúde. Neste sábado (13), 21 UBSFs estarão abertas para vacinação das 8h às 12h.

Joinville Contra a Dengue

Em dezembro do ano passado, já projetando o aumento do número de casos de acordo com o cenário que se apresentava em todo o país, a Prefeitura de Joinville lançou o plano Joinville Contra a Dengue, com um planejamento de ampliação da rede de atendimento e implantação de novas estratégias, além de iniciativas junto às Redes de Ensino e avanço da implantação do Método Wolbachia, junto ao Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e World Mosquito Programa.

Educação divulga listas com 570 crianças pré-classificadas para CEIs da Rede Municipal de Ensino e conveniados Anterior

Educação divulga listas com 570 crianças pré-classificadas para CEIs da Rede Municipal de Ensino e conveniados

Escolas municipais de Joinville recebem novos espaços para aprendizagem Próximo

Escolas municipais de Joinville recebem novos espaços para aprendizagem

Deixe seu comentário